porque-os-coelhos-comem-seus-filhotes

Com um período médio de gestação de cerca de apenas um mês, a fêmea coelha pode, hipoteticamente, dar à luz até 12 vezes por ano; com cada ninhada consistindo de 1 a 14 coelhinhos. Então, por que os coelhos comem seus filhotes?

 

Apesar de sua fachada fofa e inocente, no entanto, há um fenômeno interessante, mas bastante perturbador, que criadores de coelhos de longa data já testemunharam pelo menos uma vez: os coelhos comem seus filhotes.

Sobrevivència não é a única razão pela qual os coelhos comem seus filhotes. Às vezes, as mães coelhas também podem comer seus bebes se acharem que estão com algum tipo de doença. Os especialistas especulam que isso é para reduzir seu sofrimento, uma vez que não conseguirão sobreviver por muito tempo de qualquer maneira.

Uma mãe animal comendo seus próprios bebês não é algo inédito no mundo animal. Isso não significa que podemos aceitar facilmente. Para os humanos, até mesmo machucar seus próprios filhos é desprezível. Para os animais, porém, é toda uma outra história.

 

Na verdade, coelhos comendo seus próprios filhotes soam como algo saído de um filme de terror, mas acontece.

 

Lutar ou fugir

 

No caso dos coelhos selvagens, porém, é de alguma forma compreensível.

 

Os coelhos selvagens, com seu tamanho pequeno e disposição pacífica, estão na parte inferior da cadeia alimentar. Aves e animais maiores, como leões, crocodilos e águias , estão sempre os caçando.

 

 Os coelhos já desenvolveram seus sentidos o suficiente para evitar a maioria desses predadores, mas nos casos em que precisam escolher lutar ou fugir, é sempre o último para eles.

 

Agora, imagine uma coelha mãe com uma ninhada de seis pequenos filhotes sendo caçada por um predador. Mesmo que esses bebês tenham apenas alguns dias de vida, há uma grande chance de que a coelha já esteja grávida da próxima ninhada. 

 

O que você faria se estivesse no lugar da mãe coelha? Lutar contra o predador e ter uma morte certa? Ou esconder todos os vestígios da sua presença e viver para dar à luz a sua próxima ninhada?

 

porque-os-coelhos-comem-seus-filhotes-bebes

Para a maioria dos coelhos selvagens, senão todos, a resposta é óbvia: devore os kits e destrua todas as evidências no processo. Isso permite que ela fuja livremente do predador, sobrevivendo mais um dia.

 

Para coelhos domesticados, o instinto de comer seus filhotes em face do perigo já está enraizado profundamente. Tanto que eles ainda fazem isso, mesmo que não haja mais tigre selvagem para pegá-los.

 

Como evitar que os coelhos comam seus filhotes

 

Se você está tentando criar coelhos, uma mãe coelha que fica tentando comer seus filhotes pode ser um grande incômodo.

 

Além disso, é absolutamente perturbador descobrir que seu coelho de estimação, sua criaturinha fofa e peluda, engoliu completamente toda a ninhada, tudo vindo dela.

Aqui estão três maneiras de evitar que isso aconteça novamente:

 

1. Faça com que ela se sinta segura

 

Como discutido acima, a principal razão pela qual muitos coelhos comem seus filhotes, mesmo os domesticados, é por causa de seu instinto natural. Uma vez que a resposta a esse instinto é comer seus filhotes, você deve resolver o problema raiz em primeiro lugar.

 

Pergunte a si mesmo: por que esse instinto está entrando em ação? Há alguma coisa que a esteja ameaçando em seu recinto? O que você pode fazer para ajudar a aliviar os medos dela?

 

Se este for o principal problema com o seu coelho, faça o possível para que ele se sinta seguro o suficiente para manter os bebês. Isso inclui a criação de um pequeno esconderijo para ela e os filhotes que seja escuro e longe de áreas de tráfego intenso em seu recinto para coelhos.

 

Fazer isso pode ajudá-la a se sentir mais segura.

 

2. Mantenha a femea longe dos bebes

Se você já fez o possível para que ela se sentisse mais segura e ainda assim ela tentou (ou realmente conseguiu) comer seus bebes recém-nascidos, talvez seja melhor mantê-los longe um do outro, pelo menos até que tenham algumas semanas de vida.

 

Primeiro, crie uma caixa-ninho onde os bebês fiquem confortáveis, de preferência com um pouco de feno e aparas de papel. 

 

3. Distraia-a com outros alimentos ou brinquedos

 

71SfKSU5+NL. AC SL1500

 

→ Dísponivel na Amazon

 

Agora, se você tentou os outros dois métodos e ainda parece que a mãe coelha está morrendo de vontade de comer seus próprios bebês. É hora de se concentrar mais na mãe agora, principalmente se for a primeira vez que ela deu à luz.

 

As mães coelhas tendem a ficar muito estressadas logo após o parto. Seus sentidos estão aguçados e trabalhando o tempo todo e a responsabilidade avassaladora da maternidade repousa sobre seus ombros. Sério, até mesmo uma corça coelho pode ficar sobrecarregada depois de dar à luz pela primeira vez. Parece muito com os humanos, hein?

 

Se você estiver enfrentando esse problema, tente distraí-la com outros alimentos ou brinquedos. Isso faz duas coisas: uma, diverte-a, o que reduz seu estresse, e duas, ajuda a tirar sua atenção dos bebês.

 

 Você também pode querer mudar sua dieta, pois alguns criadores dizem que dar cálcio extra às mães coelhas grávidas ou recém-nascidas ajuda a acalmá-las.

Continue fazendo isso até perceber que a mãe coelha não está mais tão estressada como antes.

 

Conclusão sobre porque os coelhos comem seus filhotes?

Só porque um coelho comeu seus filhotes não significa que ele seja automaticamente mau. Às vezes, tudo é apenas uma questão de instinto.

 

Você pode evitar que os coelhos comam seus filhotes ajudando a mãe do coelho a se sentir mais segura ou distraindo-a com outras coisas para que ela pare de se concentrar tanto nos bebês. Você também pode considerar separá-la de seus bebês enquanto eles ainda são pequenos e vulneráveis.

 

Esperamos que você nunca mais veja outro coelho comer seus filhotes de novo!

Artigos relacionados

Nenhum post encontrado!