porque-e-que-os-animais-migram

Muitos animais migrarão para o sul ou para outra parte do mundo quando o inverno se aproximar. A migração animal é quando os animais viajam para outra área em uma base sazonal. Vamos ver então porque é que os animais migram com os fatos reais aqui em happypetsuff.com

Alguns animais descem das montanhas para um clima mais quente, enquanto outros voam para o sul.

Por que os animais migram?

 Os animais migram para climas mais quentes para sobreviver durante o inverno. Pode ser difícil encontrar comida durante os meses frios, então eles vão para o sul e voltam quando a primavera se aproxima. Outros animais migram para se reproduzir.

Mas há muito mais coisas interessantes a dizer sobre a migração animal.

É realmente interessante ver como e por que os animais migram. Também veremos outras maneiras pelas quais os animais se preparam para sobreviver aos meses frios de inverno

A maioria dos animais que migram está indo para o sul, a fim de encontrar um lugar mais quente para passar o inverno.

Esses são tipicamente os animais em que estamos pensando quando falamos sobre migração animal. Mas há outros motivos para migrar como veremos a seguir.

Migração para escapar do inverno frio

Este é um comportamento muito típico para pássaros maiores.

Eles costumam sair juntos em grandes bandos de centenas ou milhares de pássaros.

Este é um comportamento típico de animais em áreas onde o verão é quente e o inverno é frio. A maioria dos animais é feita para viver dentro de um certo conjunto de temperaturas. Então eles desenvolveram esse comportamento para se manterem aquecidos durante os meses frios.

Há também muitos lugares na terra onde o clima permanece bastante constante durante o ano.

Ao redor do Equador, encontramos países onde é verão e muito quente o ano todo. Isso é verdade para países africanos como Quênia e Tanzânia.

Os animais que viveram em torno desses países não migrarão porque têm o mesmo planeta o ano todo. Quase.

Pelo menos quando comparado ao norte da Europa e América do Norte.

Animais que migram para se reproduzir

Muitos peixes e outras criaturas marinhas vão para águas mais quentes para se reproduzir.

Eles podem sair por vários anos para cuidar de seus ovos e depois voltar para a área de onde vieram. E então o ciclo começa tudo de novo.

As mesmas coisas valem para Baleias, Focas (como veremos abaixo) e muitos peixes como Salmões. Os Salmões dirigem-se para águas quentes para pôr ovos e procriar. Isso acontece em todo o mundo e não apenas em países frios.

Sapos e rãs também são conhecidos por percorrer distâncias curtas para se reproduzir em um lago.

Você deve ter notado como frequentemente encontramos rãs, salamandras e sapos em áreas públicas como estradas e rodovias. Isso não é porque eles vivem lá. É simplesmente porque eles estão a caminho de um lugar melhor para acasalar.

Portanto, não são todos os animais que viajam para o sul para um clima mais quente. Alguns animais simplesmente migrarão para se reproduzir em um ambiente melhor e mais seguro.

O que desencadeia a migração animal?

Você já se perguntou como os animais sabem exatamente quando é um bom momento para migrar? Eles parecem sempre sair na hora certa e sempre sabem exatamente quando voltar.

Vamos dar uma olhada no que desencadeia o animal a migrar.

A migração é um comportamento aprendido ou herdado?

Os animais sabem instantaneamente quando migrar e para onde ir.

Parece que eles têm esse comportamento desde o nascimento (ou pelo menos aprendem muito cedo). Porque raramente encontramos animais deixados para trás. Os animais parecem nunca esquecer como e para onde migrar.

Pegue os gansos canadenses, por exemplo.

Eles sempre voam para o sul no inverno e nunca ficam no Canadá. E assim que a primavera se aproxima eles sabem que é hora de voar de volta. Eles vão fazer isso todos os anos.

Esse comportamento é simplesmente embutido neles como instintos.

Os cientistas não sabem muito sobre como esses instintos funcionam. Portanto, há muitos campos para explorar aqui se você tem um cientista dentro de você e ama os animais.

É uma espécie de hibernação.

O urso sabe exatamente quando entrar em hibernação, mesmo que ainda não tenha esfriado de verdade.

A mudança climática cria novos padrões

A rápida mudança de temperatura em todo o mundo provoca novos padrões de migração.

Um bom exemplo são os Flamingos.

flamingo

Os flamingos normalmente não migram, mas como o clima muda tão rapidamente, eles também estão começando a migrar. Isso não se deve apenas às mudanças de temperatura, mas também às mudanças nos níveis de água . Flamingos são dependentes de águas rasas para se reproduzir.

Em algumas áreas, essas águas rasas também começarão a congelar.

Em seguida, os flamingos precisam migrar para áreas mais quentes para encontrar um local adequado para se reproduzir. Este é apenas um exemplo de como o mundo muda com o aumento das temperaturas. Muitas vezes tem um enorme impacto sobre os animais, porque eles não podem simplesmente ir para dentro de casa e regular suas casas.

Quais animais estão migrando?

Encontramos uma grande variedade de animais que migram. A maioria dos animais na lista abaixo são da América do Norte. Mas a lista também inclui animais exóticos e uma mistura de pássaros, peixes e animais terrestres.

A maioria dos mamíferos não migrará porque levará uma eternidade para eles caminharem longas distâncias. Alguns mamíferos maiores migrarão e também vamos dar uma olhada neles abaixo.

Vamos citar alguns dos animais mais comuns para migrar:

  • Gansos canadenses
  • Salmão
  • Caranguejos
  • Tartarugas
  • Morcegos
  • Borboletas
  • Cucos
  • Cisnes
  • Libélulas
  • Rena
  • Zebras
  • Baleias

Pode ser surpreendente descobrir que renas e zebras também migram.

Leva muito tempo para eles completarem as longas distâncias e eles fazem isso em rebanhos de até 100.000 animais! Eles fazem isso para encontrar comida e não tanto porque não podem se aquecer.

Baleias e focas também viajarão para águas mais quentes. Como veremos a seguir, eles estão viajando para essas águas mais quentes para procriar e criar seus filhotes.

Quando os pequeninos estiverem prontos para largar as longas distâncias, eles voltarão para onde vieram.

A razão pela qual as baleias e focas preferem as águas frias é porque há muito mais comida para eles pegarem aqui.

Como você pode ver, também há muitos insetos que migram.

Muitas pessoas não sabem disso, mas provavelmente é porque não nos importamos tanto com insetos quanto com pássaros e mamíferos.

A que distâncias os animais migram?

Isso varia muito.

Alguns animais viajam apenas alguns quilômetros para encontrar o poço de água perfeito para botar ovos. Outros viajarão milhares de quilômetros.

As andorinhas são conhecidas por viajar até 10.500 quilômetros e essa é provavelmente uma das distâncias mais longas que um animal percorrerá. Porque você pode literalmente ir a qualquer lugar se viajar tanto!

Eles podem viajar da América do Norte para a África!

Isso é muito impressionante e leva muito tempo. Eles não são pássaros grandes, então eles têm que trabalhar muito para percorrer essas distâncias extremas.

Como os animais encontram seu caminho durante a migração?

Isso também é algo que os cientistas lutaram muito para descobrir.

Ainda não sabemos exatamente como eles aprendem a navegar durante a migração. Portanto, existem várias teorias e vamos dar uma olhada em algumas delas aqui:

  1. Eles usam pontos de referência como rios
    Alguns cientistas acreditam que os pássaros voam de acordo com rios e outros pontos de referência como riachos. Faria sentido porque eles são fáceis de ver do céu e têm uma cor diferente da terra ao seu redor.
  2. Eles usam o sol, a lua e as estrelas para navegar
    . Eles também podem usar a navegação de acordo com a posição do sol e das estrelas.
  3. Eles usam seu cheiro ou campos magnéticos – Eles também podem estar usando seu cheiro para navegar. Ou talvez eles possam navegar de acordo com o campo magnético da Terra. Como você sabe, temos muitos campos magnéticos e eles serão muito fáceis de navegar depois (se você puder senti-los). Isso é muito parecido com usar uma bússola.
    Talvez os pássaros tenham uma bússola embutida que possa realmente sentir os campos magnéticos da Terra.

Como os animais sobrevivem ao inverno sem migrar?

Mas nem todos os animais migrarão para climas mais quentes quando o inverno se aproximar.

Existem muitas outras maneiras de gerenciar o clima frio. Vamos dar uma olhada em alguns outros padrões comportamentais encontrados no reino animal sempre que fica muito frio lá fora.

Hibernação

Alguns animais entrarão em estado de hibernação.

Eles diminuirão a temperatura do corpo e também diminuirão a frequência cardíaca e a respiração. Os animais mais populares para hibernar são provavelmente os ursos pardos.

Os ursos hibernam por cerca de seis meses, então eles praticamente desperdiçam metade dessa vida dormindo!

Os ursos realmente ficam alertas durante a hibernação. Eles também podem eventualmente acordar e dar uma pequena caminhada ao ar livre se ouvirem algum barulho ou sentirem perigo.

Outros animais têm uma forma mais extrema de hibernação. Vamos pegar os morcegos , por exemplo. Eles quase podem baixar sua temperatura até o ponto de congelamento. E pode levar uma hora entre cada respiração que eles dão. Eles são um dos melhores animais para hibernar.FactoSe você está impressionado que os pássaros sabem exatamente quando voar para o sul, o urso deve deixá-lo mais impressionado. Eles começarão a comer muito mais comida nos meses que antecedem a hibernação. Então eles realmente sentem o inverno chegando antes que o tempo comece a esfriar!

Escrevemos um artigo separado aqui sobre por que os ursos hibernam . Porque é uma história bem longa e muito interessante também!

Cultive penas mais quentes ou afofe

Também encontramos muitos animais que não migram ou hibernam.

Isso significa que eles terão que ficar na área fria durante todo o inverno. Para sobreviver ao frio, eles terão que desenvolver penas mais quentes ou penugem.

Estes são alguns dos animais que ficam:

  • Perus
  • Falcões
  • Corujas
  • Chickadees

Você pode ter visto corujas durante o inverno. Eles desenvolvem penas realmente fofas e ficam super fofos.

Alguns vão para o subsolo

As formigas simplesmente se enterram no chão durante o inverno.

Eles se prepararão bem armazenando comida e, eventualmente, selarão as aberturas de seus esconderijos.

Quando você se enterra no solo, a temperatura fica bem acima do ponto de congelamento. Isso permite que as pequenas formigas sobrevivam. Mas eles têm que ficar juntos em grandes grupos para se manterem aquecidos. Segurança em números, como dizem!

O principal objetivo das formigas, durante o inverno, é manter a rainha viva.

Ela deve ser mantida viva a todo custo. Afinal, ela é responsável por carregar os ovos para a próxima geração, e sem ela as formigas morrerão em questão de meses.

Alguns não planejam sobreviver

Alguns animais terminam antes do inverno colocando ovos. E então eles vão se preparar para morrer.

Estes são animais tipicamente menores com uma vida útil curta. Como insetos

No final do outono, eles põem ovos no chão, sob a árvore ou pedra, onde podem encontrar um pequeno abrigo. Os ovos eclodem na primavera e então temos um novo conjunto de insetos.

Estes são alguns dos insetos que não sobrevivem ao inverno:

  • Mosquitos
  • Grilos de campo
  • Vespas
  • Pulgas

Nem todos os insetos morrem durante o inverno.

Tomemos, por exemplo, a lagarta da mariposa. Tem uma estratégia muito peculiar e interessante para sobreviver aos meses frios.

Ele desenvolve álcool dentro de seu corpo para poder permanecer vivo em temperaturas congelantes. Por ter adicionado algum grau de álcool em seu sangue, ele não congela e pode permanecer vivo!

Fontes: National Geographic