como-montar-um-aquário-tetra-starter

Então quer saber mais sobre como montar um aquário?  Óptimo!  Aqui no Pet Friendly vai saber tudo o que precisa saber sobre como montar um aquário.

Criar peixes é um hobbie fantástico e uma grande diversão para toda a família. Começar um aquário e a têr peixes é muito divertido e se você seguir algumas regras simples e melhores práticas terá um bom sucesso e acabará com um lindo aquário que proporcionará no seu lár horas de diversão e relaxamento.

Porquê e como montar um aquário?

como montar aquário 100 litros

 

Existem muitos benefícios de se ter um aquário . Eles podem ajudar a produtividade no local de trabalho, aliviam o stress, podem ter um efeito calmante nas crianças e, muitas vezes, ajudam as crianças a dormir melhor à noite. Estudos também mostraram que os tanques de peixes podem ajudar as pessoas que têm a doença de Alzheimer.

 

Neste artigo, oferecemos alguns conselhos simples  para ajudar a obter o máximo de sua  experiência de aquarismo e  com sorte,  permanecerá no hobby por muitos anos.

 

Vêr Aquários na Amazon Es →   

 Vêr Aquários na Amazon Bra →   

Qual o tamanho ideal para um aquário?

Fatos como tanques maiores são mais fáceis de manter devido à quantidade da água ser mais fácil de manter, são óptimas dicas que as pessoas muitas vezes não sabem quando compram seu primeiro aquário.

 

Muitas vezes as pessoas compram um aquário muito pequeno, ou pior, o temido aquário Goldfish e então se perguntam por que seus peixes morrem tão rápidamente? É devido à qualidade da água ser mais difícil de controlar em volumes tão pequenos.

Esperamos que este guia sobre como montar um aquário ajude você a tomar as decisões certas e economize seu tempo, dinheiro e a vida de alguns pobres peixes inocentes.

Vamos começar e ajudá-lo a desfrutar do seu primeiro aquário.

Peixes de aquário

Existem três tipos principais de peixes de aquário que você deve considerar ter em um aquário doméstico.

  • Água doce tropical (peixes de água doce de sangue quente, como tetras e guppies neon)
  • Peixes de água salgada (peixes de sangue quente, corais e invertebrados)
  • Coldwater Fish (muitas espécies como Goldfish)

Como montar um aquário se processa?

O processo de como montar um aquário de peixes tropicais e de água fria são muito semelhantes. A única diferença real é que os peixes tropicais precisam de um aquecedor para aquecer a água do aquário. Água salgada é muito diferente e entraremos em mais detalhes nisso no artigo, mas basicamente, a água será aquecida por um aquecedor e a água contém sal.

 

A filtragem e a iluminação também são diferentes e as condições da água precisam ser verificadas regularmente para mudanças às quais você precisará reagir, para garantir as melhores condições de água possível que os peixes de água salgada precisam para prosperar.

Melhor lugar para colocar aquário

A simples tarefa do melhor lugar para colocar aquário no lugar correto é freqüentemente esquecida e pode desempenhar um papel fundamental no sucesso do seu aquário.

Se você já viu um aquário que é tudo verde, cheio de algas e tem água turva então a probabilidade é que  é ele é colocado perto de luz solar direta. Uma das principais razões para o crescimento excessivo de algas em um aquário doméstico é o excesso de luz. Colocar um aquário em uma área onde possa receber luz solar direta só causará problemas.

A luz solar também pode aumentar e diminuir drásticamente a temperatura dentro de um aquário. Como os peixes são espécies de sangue frio, eles não conseguem regular a temperatura do corpo como nós, humanos. Portanto, é vital que você mantenha a temperatura correta da água durante o dia e a noite. Usamos aquecedores termostáticos para regular a temperatura da água e termômetros para monitorar a temperatura dentro do tanque de peixes.

Termômetro para aquário.

Existem muitos tipos diferentes de termômetro para aquário  que você pode usar, desde um simples stick no vidro frontal até termômetros de sonda digital.  

Como montar um aquário se processa?

O processo de como montar um aquário de peixes tropicais e de água fria são muito semelhantes. A única diferença real é que os peixes tropicais precisam de um aquecedor para aquecer a água do aquário. Água salgada é muito diferente e entraremos em mais detalhes nisso no artigo, mas basicamente, a água será aquecida por um aquecedor e a água contém sal.

 

A filtragem e a iluminação também são diferentes e as condições da água precisam ser verificadas regularmente para mudanças às quais você precisará reagir, para garantir as melhores condições de água possível que os peixes de água salgada precisam para prosperar.

 

Colocar um aquário próximo a um aquecedor, como um radiador, também causará problemas com a temperatura da água. Os peixes são animais de estimação muito nervosos em casa e colocar um aquário perto de uma porta ou ponto de entrada em uma sala só deixará seus peixes nervosos e estressados. Um dos maiores assassinos de peixes é o estresse, garantir que seus peixes estejam felizes e relaxados no aquário doméstico faz parte de ser um tratador responsável.

 

Pense onde você vai conectar todos os equipamentos elétricos do seu tanque de peixes. As tomadas de energia devem estar próximas; tente evitar o uso de muitos cabos de extensão e adaptadores de plugue.

Como montar um aquário seguro para as crianças?

As crianças adoram ter aquários de peixes no quarto , mas há alguns aspectos que deve considerar. Primeiramente o equipamento do aquário de peixes tem melhorado ao longo dos anos e é muito mais silêncioso; no entanto, o zumbido silêncioso das bombas de ar e filtros pode manter algumas crianças acordadas à noite. Pessoalmente, meus filhos acharam relaxante e os ajudou a dormir mais rápido.

 

Tenha cuidado como montar um aquário com as crianças pequenas na altura em que você coloca o aquário e certifique-se de que, se elas chegarem para cima, não haja chance de elas o puxarem. A segurança deve sempre ser a sua primeira consideração onde itens elétricos e água são usados. Todos os equipamentos do tanque de peixes são feitos com água em mente, mas o que coloca no aquário também é muito importante.

 

 O aquário de peixes médio com cascalho, equipamento e decorações pese mais de 100 quilos. Portanto, um suporte forte é uma obrigação. Cômodas e guarda-roupas não são projetados para suportar esse peso e podem desabar com o peso.

Comprar aquário online - Qual o melhor tamanho?

Comprar aquário online é o tamanho maior que pode pagar, manter e cuidar. Quando você cria peixes, costuma-se dizer que deveria ser chamado de manutenção de água, não de manutenção de peixes. Porque é isso que você está fazendo, mantendo a melhor água possível para seus peixes.

 

 

como montar um aquário fluval

 

Disponível na Amazon ES →

Filtro para aquário para que serve?

como montar aquário filtro de aquário,jpg

Os peixes como a maioria, senão todos os seres vivos, produzem resíduos que, se não forem tratados, produzem alguns produtos químicos horríveis. A amônia é um composto de nitrogênio e hidrogênio e é o pior pesadelo dos criadores de peixes se não for controlada e não for tratada em um prazo adequado. 

Como resíduos de peixes e alimentos não consumidos são deixados sem tratamento, eles produzirão nitratos e a amônia se acumulará na água e prejudicará seus peixes. É aí que entra em ação um filtro que retira biológica e fisicamente os nitratos nocivos da água.

Em um aquário pequeno , é muito difícil controlar a qualidade da água e exige habilidade para monitorar e manter as boas qualidades da água. Em um tanque maior, é muito mais fácil porque você tem tempo para reagir a quaisquer flutuações nas qualidades da água. Os nitratos se acumulam muito mais lentamente e você pode removê-los muito mais facilmente com trocas parciais de água.

como montar aquário pequeno

Comprar um aquário pequeno também não é justo para os peixes! Temos o dever de cuidar ao comprar animais de estimação e devemos sempre proporcionar o melhor ambiente possível para mantê-los. Muitas pessoas dizem que os peixes têm uma memória limitada e, portanto, podem viver em um espaço pequeno, mas isso é verdade. Se os peixes esquecem as coisas em 3 segundos, como podem meus peixes saber quando alguém entra na sala que eles estão prestes a ser alimentados? 

Fornecer o maior aquário que você pode pagar e caber,está dando aos seus peixes a melhor chance de sobrevivência e uma área feliz, limpa e grande o suficiente para nadar livre e feliz.

Qual a quantidade de água escolher?

Entendemos que o orçamento muitas vezes limita o tamanho do tanque que você compra, mas pense cuidadosamente sobre o tamanho do tanque que você compra. Muitas pessoas compram um aquário de 20 litros para começar e isso é simplesmente muito pequeno para a maioria das pessoas manter com sucesso devido à pequena quantidade de água e ao problema que acabamos de discutir.

 

 

como montar aquário 60 litros

 

Por mais algum dinheiro você pode comprar um aquário de 60 litros como o mostrado abaixo, que proporcionará um ambiente melhor para seus peixes e um tanque e sistema mais fáceis de manter. Esses tanques ainda têm filtros e luzes embutidos, tornando o processo de instalação de um aquário o mais fácil possível.

 

Basta adicionar cascalho, água e um aquecedor (para Tropical) e você está pronto para ir. Condicione a água (discutiremos isso mais adiante no artigo), adicione decoração e plantas, espere um curto período de tempo (discutiremos isso com mais detalhes no artigo) e você adicionou peixes antes de perceber.

Qual aquário comprar?

Não importa que tipo de aquário você compra, apenas dê aos seus peixes as condições que uma criatura viva merece. Eles não podem falar e dizer que estão sofrendo, então pense nas necessidades deles e preste o melhor atendimento possível.

 

Já se foram os dias em que se mantinha um peixinho dourado em um aquário, até mesmo os menores tanques de peixinho dourado agora são vendidos em torno de 10 litros e têm filtros e luzes embutidos. Uma melhoria fantástica em um aquário de 3,5 litros  com um caule de Egeria densa, um planta oxigenada que as pessoas pensam que fará milagres dentro daquela tigela. Simplesmente não funciona e é cruel manter um peixe em uma tigela pequena.

 

Quanto mais espaço seus peixes tiverem para nadar, mais felizes e menos estressados ​​eles ficarão. Peixes stressados têm maior probabilidade de contrair doenças e adoecer, pois seu sistema imunológico está consideravelmente mais fraco. Quando a doença surge em um pequeno tanque, é muito mais difícil de tratar e controlar. Em um tanque maior, você pode regular a medicação e curá-los mais rapidamente.

 

Tanques menores são mais difíceis de manter. Mais uma vez, parece contra-intuitivo, mas é verdade.

Aquário menores também têm um fator limitante no tipo de peixe que você pode manter. Todos nós já ouvimos falar do mito de que os peixes só crescerão até o tamanho de seu tanque. Em partes, isso é verdade, o efeito de manter os peixes em um tanque menor significa que sua taxa de crescimento é atrofiada e isso pode afetar seu tamanho geral.

 

Quando o crescimento dos peixes é atrofiado, eles ficam estressados ​​e mais suscetíveis a doenças e enfermidades. Eles também viverão vidas consideravelmente mais curtas.

 

Imagine se você morasse em um quarto com teto muito baixo e tivesse que se agachar o dia todo todos os dias, sua forma corporal também mudaria, horrível de se pensar né? Portanto, não vamos fazer isso com esses lindos peixes.

Filtro para aquário pequeno

Você pode ter visto escrito, ou ouvido dizer que os aquários não precisam de filtros. Isso é verdade sob certas condições, mas certamente não é aconselhável, a menos que você queira investir muito, e quero dizer, muito tempo na manutenção do aquário. Portanto, esqueça a teoria de nenhum filtro necessário, especialmente como um novato, e construa seu aquário com base na base do filtro necessário.

Para simplificar, o propósito de um filtro em seu aquário é limpar a água de detritos, acúmulo de tóxicos como amônia e nitratos e arejar para que seus peixes possam respirar. A razão pela qual isso é de vital importância é que as más condições da água, para ser franco, matarão seus peixes! Lembre-se, entretanto, de que o seu filtro não fará todo o trabalho para você, você ainda terá que fazer a manutenção do aquário regularmente.

Quando se trata de selecionar um filtro para o seu aquário, há cinco fatores principais que você deve levar em consideração. Esses são:

  1. Tipo de filtração
  2. Volume de água
  3. Interno ou externo
  4. Preço
  5. Tamanho do Filtro

Tipo de Filtração

Existem três tipos de filtragem e a maioria dos filtros geralmente usa uma combinação deles. Eles são mecânicos, químicos e biológicos com os filtros mais eficientes disponíveis, geralmente usando os três. Isso não significa, no entanto, que você não possa usar com êxito um filtro que usa, digamos, dois tipos de filtragem. Significa apenas que são mais eficientes e podem estender os períodos entre as manutenções do aquário.

A filtragem mecânica simplesmente reter os detritos dentro do aquário, garantindo que a água fique mais limpa. Os detritos presos, no entanto, continuarão a contribuir para a biocarga do aquário, tornando a limpeza regular ou a substituição do meio filtrante uma obrigação.

A filtração química captura impurezas na água. Usar carbonos como sua filtragem química terá um efeito bastante amplo, absorvendo uma boa variedade de produtos químicos dissolvidos. As resinas, por outro lado, geralmente têm como alvo impurezas específicas, como o fosfato.

A filtração biológica é o processo no qual as bactérias benéficas decompõem toxinas como amônia e nitrito. Eles são transformados em um composto de nitrato que é muito menos tóxico. As bactérias benéficas precisam de um local bem oxigenado para crescer, que é onde a filtragem biológica entra em ação. Biofiltros são normalmente preenchidos com meios altamente porosos através dos quais a água do aquário é bombeada.

Tipo de Filtro

A escolha de um tipo de filtro pode ser confusa, pois existem vários tipos disponíveis. Existem filtros de caixa, filtros externos, filtros de areia, filtros de esponja, filtros de canister e muitos mais. No entanto, três deles são, de longe, os mais comumente usados ​​e oferecem uma opção para a maioria dos tipos de aquário. Esses são:

  1. Filtro pendurado nas costas (HOB)
  2. Canister / filtros externos
  3. Filtros de energia internos

Dos três tipos de filtros de tanque de peixes que abordaremos aqui, o pendurado nas costas, ou HOBBY, como é mais conhecido, é o mais popular. Funciona sugando a água por um tubo de alimentação do aquário e movendo-a através de uma série de câmaras que realizam a filtração. Depois de passar pelas câmaras, a água volta para o aquário.

filtro para aquario pequeno grande marina

(Grande Filtro de Aquário Pequeno)

Disponível na Amazon ES →

A razão pela qual o HOB é o mais popular dos filtros disponíveis é que você pode comprar uma gama completa de tamanhos adequados para a maioria dos aquários domésticos. Ele também fica pendurado na parte de trás do seu aquário, bem guardado. Ao comprar um filtro HOB, é recomendável comprar um que filtre todo o volume de água do aquário seis vezes por hora. Então, por exemplo, se você tiver 50 galões de água, precisará de um filtro de 300 galões por hora.

Canisters são filtros poderosos que são mais adequados para aquários médios ou grandes, cerca de 40 galões ou mais, leia nossa revisão completa e guia sobre esses tipos de filtros. Melhores filtros para grandes aquários . Esses tipos de filtros fornecem três estágios, filtragem por filtragem mecânica, química e biológica. Isso os torna ideais para as cargas biológicas mais pesadas de grandes aquários.

No lado negativo, os filtros de tanque de peixes ou filtros de tanque de peixes externos, como são freqüentemente chamados, podem ser difíceis e demorados de desmontar e você precisará de um gabinete para escondê-los. Eles são, no entanto, a melhor opção para qualquer aquário com suas imensas habilidades de filtração. Mais uma vez, é recomendado escolher um com a capacidade de filtrar o volume de água do seu aquário seis vezes por hora.

Se você tem um aquário pequeno, pode verificar nosso guia de filtros adequados para aquários menores no link fornecido aqui.

Motores para aquários

A maioria dos guias para iniciantes na montagem de um aquário não inclui a humilde bomba de ar do tanque de peixes . Isso ocorre porque eles não são realmente uma peça essencial do equipamento necessário para executar uma configuração bem-sucedida. Continue lendo, entretanto, e você verá por que eles são algo que você deve considerar.

Já falamos sobre como os peixes precisam respirar e que para isso precisam que a água de seus aquários seja oxigenada. Também descobrimos que os filtros ajudam nisso devido ao movimento da água que eles criam. No entanto, você realmente não pode ter muita oxigenação, na verdade, quanto mais melhor será o seu peixe, e é aí que entra uma bomba de ar. Esses pequenos e úteis equipamentos se oxigenam.

A linha de pensamento geral é que, ao criar bolhas no aquário, a bomba de ar oxigena a água. Isso, talvez surpreendentemente, não é o caso. As bombas de ar funcionam fazendo com que a água da superfície se mova, criando mais contato com o ar. E quanto mais contato o ar tem com a água, mais ele se torna oxigenado.

Existem duas maneiras de usar a bomba de ar no aquário, mas ambas funcionam com o mesmo princípio. A bomba de ar é conectada à eletricidade e um tubo conectado que vai para a água. A partir daqui, a escolha é sua, você pode simplesmente anexar uma pedra de ar ao tubo e enterrá-la no substrato ou anexar um ornamento feito especialmente.

Sempre compre uma bomba de ar de tanque de peixes que funcione silenciosamente ou você ficará louco. Leia  ‘9 bombas de ar do tanque de peixes mais silenciosas’  para encontrar a melhor para você.

As pedras de ar têm vários tamanhos, de cerca de um centímetro a muitas polegadas de comprimento. Eles permitem que você tenha uma área concentrada de bolhas ou uma cortina de bolhas que pode se estender por todo o aquário. Quanto mais espalhadas as bolhas estiverem, melhor será o movimento da água criado. Dica: adicionar uma faixa de luz colorida a uma cortina de bolhas pode torná-las incrivelmente impressionantes e dramáticas.

No entanto, seria prudente notar que nem todos os peixes gostam das bolhas criadas pelas pedras de ar, então para eles uma pequena área concentrada é melhor. Para aqueles peixes que gostam deles, e você saberá se eles o fizerem, eles vão nadar como um louco, se apaixonar e borbulhar para o contentamento do seu coração.

Os enfeites da bomba de ar funcionam com base na força das bolhas ou nas próprias bolhas criando uma certa aparência. Os enfeites de bomba de ar mais populares são geralmente aqueles como mariscos, baús de tesouro e outros itens que se abrem. Eles funcionam tendo uma válvula de abertura e fechamento permitindo que a água passe e, em seguida, parando-a alternativamente para criar o recurso de abrir e fechar.

Outros looks ornamentais que você pode criar incluem cachoeiras e vulcões. Os vulcões, por exemplo, disparam bolinhas de seu núcleo, fazendo com que pareçam estar em erupção. As cachoeiras são geralmente um pouco mais elaboradas, normalmente exigindo duas bombas de ar e areia para criar a ilusão de água caindo das rochas.

Aquecedor para aquários - Como montar um aquário?

Um aquecedor é um dos equipamentos mais importantes de que você precisa para garantir que um aquário seja um ambiente saudável para seus peixes. Isso, é claro, só se aplica aos peixes tropicais e de água salgada, pois os peixes de água fria não precisam de temperaturas mais altas.

A principal razão pela qual você precisa de um aquecedor está no fato de que os peixes não conseguem regular a temperatura do corpo e precisam de água aquecida para se manterem saudáveis. Os peixes colocados em água muito fria ficam doentes, letárgicos e podem até morrer.

O aquecedor certo para o seu aquário

Quando se trata de escolher o aquecedor correto para o seu aquário, existem cinco tipos principais. Esses são:

  • Imersível
  • Submersível
  • Substrato
  • Filtro
  • mini

Aquecedores imersíveis são usados ​​para aquecer a água do aquário por contato direto. A temperatura é controlada com uma almofada de aquecimento que deve ser colocada acima da linha d’água. Isso pode dificultar a instalação adequada deste tipo de aquecedor em seu aquário. Aquecedores imersíveis não são uma escolha popular entre os tratadores de peixes.

Aquecedores submersíveis têm seu controle de temperatura integrado tornando-os muito mais fáceis do que aquecedores imersíveis para posicionar no aquário. Eles são, de longe, o tipo de aquecedor mais popular no mundo dos aquários. Você precisa ter cuidado ao escolher um aquecedor submersível, pois nem todos os aquecedores anunciados como submersíveis são totalmente submersíveis. Alguns precisam ter a parte superior da unidade colocada fora da água. Isso não afeta o desempenho do aquecedor, apenas limita as posições e ângulos em que você pode colocá-lo no aquário.

(Aquecedores de aquário com termostatos são essenciais para tanques de peixes tropicais e de água salgada)

Aquecedores de substrato são um aquecedor de cabo que é colocado no fundo do aquário. Eles não devem ser colocados sobre o vidro, pois isso significa que o calor escapará, mas devem ser colocados no topo de uma camada do substrato com outra camada de substrato por cima. Aquecedores de substrato não são particularmente populares entre os aquaristas, apesar do fato de serem considerados extremamente benéficos para o crescimento de plantas vivas.

Aquecedores de filtro são basicamente filtros com aquecedores embutidos. Isso significa que a água é aquecida à medida que passa pelo filtro e é passada de volta para o aquário. Surpreendentemente, eles não são uma escolha muito popular, apesar do fato de que espalham o calor pelo aquário melhor do que os outros tipos de aquecedores.

Mini aquecedores são um tipo relativamente novo de aquecedor criado para aqueles que mantêm espécies de peixes como o betta em mini aquários e tigelas. Eles são ótimos para fazer o trabalho que foram feitos em espaços muito pequenos para aquecedores padrão. É preciso notar, no entanto, mini aquários e tigelas não são ambientes particularmente saudáveis ​​para nenhum peixe.

O tamanho certo de aquecedor para o seu aquário

Depois de escolher o tipo correto de aquecedor para o seu aquário, você precisará determinar o tamanho necessário. Os aquecedores vêm em tamanhos de cerca de 25 watts a aproximadamente 600 watts, com o tamanho que você precisa, dependendo do volume de água do seu aquário.

(Tanque inicial de 15 galões)

Uma regra geral para calcular a potência de que seu aquário precisa é de 2,5 a 5 watts por galão. Assim, por exemplo, um aquário de dez galões exigiria um aquecedor de 25 a 50 watts, enquanto um aquário de 100 galões exigiria de 250 a 500 watts.

Certamente é importante notar aqui que qualquer que seja a potência necessária para o seu aquário; você não precisa comprar um aquecedor dessa potência. Você também pode optar por comprar vários aquecedores que somam a potência necessária. Usando o aquário de 100 galões como exemplo e supondo que você escolha 500 watts, você poderia comprar dois aquecedores de 250 watts ou mesmo dois de 200 watts e um de 100 watts. Não existem regras sobre isso, mas existem benefícios. 

Leia nosso guia completo para comprar um aquecedor de aquário, os melhores aquecedores de aquário .

Posicionamento do seu aquecedor

O principal benefício de comprar mais de um aquecedor para o seu aquário está onde é melhor colocá-los devido à distribuição de calor. Afinal, você quer e precisa de um aquário que seja aquecido uniformemente e não tenha apenas pontos quentes. Apenas um aquecedor, mesmo com a potência certa, tem problemas para fazer isso em um aquário grande.

Ao colocar dois aquecedores de 250 watts em um aquário de 100 galões em extremidades opostas, você pode garantir que mais água seja aquecida e uniformemente. Colocando um terceiro no meio, você aumenta ainda mais as chances de uma distribuição uniforme de calor. O mesmo também é verdade para aquários menores, embora de menor importância e menos práticos devido ao espaço.

Para aquários menores, é recomendado que você coloque o aquecedor perto da entrada ou saídas de fluxo de água. Isso garantirá uma distribuição uniforme do calor pelo movimento da água. Muitos criadores de peixes também recomendam colocar o aquecedor próximo ao fundo do aquário horizontalmente conforme o calor aumenta. Você só pode fazer isso, no entanto, com aquecedores totalmente submersíveis.

Como montar aquário - Iluminação

Em um nível básico, iluminar seu aquário permite que você veja seus peixes, mesmo em más condições de iluminação natural. No entanto, esta não é a única razão pela qual usamos iluminação em aquários, pois ela também, é mais importante, fornece energia vital para plantas e animais fotossintéticos. Simplificando, a iluminação auxilia no crescimento das plantas e mantém seus peixes e suas cores em perfeitas condições.

Que tipo de iluminação escolher

O tipo de iluminação que você compra deve ser baseado em qual é a melhor para o tipo de aquário que você irá operar. Por exemplo, você vai cultivar plantas vivas? Que espécie de peixe você manterá? Muitas plantas precisam de iluminação forte para crescerem e as espécies de peixes também variam em termos de iluminação. Os três principais tipos de iluminação para aquários são:

  • Iluminação fluorescente de saída normal
  • Fluorescentes compactas (haletos metálicos)
  • LED (diodo emissor de luz)

A iluminação fluorescente de saída normal é sem dúvida a maneira mais fácil de iluminar seu aquário. É acessível, relativamente eficiente em termos de energia e pode ser usado com uma ampla seleção de lâmpadas. Isso significa que você pode personalizar o tipo e a cor da iluminação fornecida.

(A iluminação perfeita não só ajudará as plantas e corais a crescer, mas também fará com que seu aquário tenha uma aparência incrível)

Fluorescentes compactos fornecem uma saída mais alta para iluminação fluorescente de saída normal. Eles estão disponíveis em tubos duplos e quádruplos com cada lâmpada fazendo o trabalho de duas lâmpadas fluorescentes de saída normal. Este tipo de iluminação também está disponível em muitos tipos e cores, como:

  • 50/50 ou lâmpadas brancas actínicas
  • Lâmpadas potenciadoras de cor
  • Espectro total / lâmpadas diurnas
  • Lâmpadas actínicas
  • Bulbos de plantas
  • Lâmpadas de alta intensidade

As lâmpadas 50/50 são uma mistura de iluminação azul e branca que recriam, mas não são exclusivas das condições marítimas. Eles estimulam o crescimento de corais e são agradáveis ​​aos olhos.

As lâmpadas de intensificação de cor emitem a extremidade mais quente do espectro de cores e exibem a cor dos peixes de forma otimizada. Eles são ideais para aquários apenas com peixes, sem plantas vivas.

Lâmpadas de espectro total / luz do dia emitem todos os comprimentos de onda de luz e imita de perto a luz solar natural. Estes são adequados para todos os aquários e são ideais se gosta do aspecto natural.

As lâmpadas actínicas exibem luz predominantemente azul e copiam as condições de águas profundas. Eles são mais adequados para tanques de recife, pois fornecem a energia luminosa necessária para o crescimento do coral.

Os bulbos das plantas fornecem luz que estimulará o crescimento das plantas. Eles estão nas regiões vermelha e azul do espectro de cores.

Lâmpadas de alta intensidade emitem luz branca nítida e geralmente são usadas com lâmpadas actínicas em aquários marinhos. Isso cria uma luz azul e branca brilhante que parece fria.

A escolha final de iluminação para o seu aquário é a LED, que tem baixo consumo de energia, baixa produção de calor, vida longa, intensidade de luz ajustável, muitas opções de cores e ótima cobertura do aquário.

LED é de longe a escolha de luz mais popular entre os aquaristas hoje pelas seguintes razões:

  • A iluminação LED usa 80% menos eletricidade do que a fluorescente.
  • A iluminação LED cria menos saída de calor, por isso não tem qualquer efeito na temperatura do seu aquário.
  • A iluminação LED dura até 50.000 horas, 6 anos, em comparação com os 6 a 18 meses que duram as lâmpadas fluorescentes convencionais.
  • O LED pode ser escurecido e programado para imitar o nascer eo pôr do sol. Isso é particularmente bom para peixes noturnos, pois também cria a luz da lua.
  • A iluminação LED vem em uma ampla variedade de cores, incluindo magenta, verde, azul e vermelho. Você também pode comprar unidades que mudarão de cor.
  • A iluminação LED é geralmente disposta em tiras para proporcionar uma excelente cobertura do aquário.

A iluminação LED para aquários , entretanto, tem algumas desvantagens, incluindo que o custo inicial geralmente é mais alto do que a iluminação fluorescente. Muitas plantas também não são adequadas para luz LED, pois precisam de alta intensidade que o LED não fornece. Isso não será, no entanto, um problema se você usar plantas com requisitos de luz baixa / média.

Areia para aquários ou substrato aquário?

É provável que você já tenha decidido ter algum tipo de substrato em seu aquário antes mesmo de ler isto. Então, você pode perguntar por que estamos cobrindo isso? Bem, a resposta para isso é que nem todo substrato é criado da mesma forma e você precisará considerar o tipo de seu aquário.

Antes de passarmos para os vários tipos de substrato disponíveis, seria prudente explicar por que os criadores de peixes o usam. Não se trata, ao contrário da crença popular, apenas de criar uma estética agradável. O substrato também cria um habitat saudável para seus peixes.

Sem entrar em muitos detalhes técnicos, um aquário saudável precisa de um ciclo de nitrogênio saudável. É aqui que as bactérias amigáveis ​​convertem a amônia prejudicial em nitrato. O substrato ajuda neste ciclo, pois é um local onde um número significativo de bactérias amigáveis ​​viverá e crescerá.

Ao escolher o substrato certo para o seu aquário, é útil considerar as espécies de peixes que você vai manter e se vai cultivar plantas vivas. Se não o fizer, e mais tarde descobrir que escolheu o substrato errado, não é tão fácil mudar! A seguir estão alguns tipos de substrato e os motivos pelos quais você pode escolhê-los.

O cascalho é a primeira e mais comum opção escolhida. Isso provavelmente ocorre porque ele vem em muitas formas diferentes. Você pode obter cascalho natural e de cor neutra, cascalho neon, na verdade, cascalho de qualquer cor que você quiser, e ele vem em vários formatos e tamanhos. O cascalho é adequado para a maioria dos aquários, mas você pode querer considerar que ele pode ser duro na parte inferior das espécies que vivem no fundo.

A areia é outro substrato bastante comum que vem em várias opções de cores. Por ser muito mais fino que o cascalho, é a preferência de quem mantém os moradores do fundo. Também é muito bom para peixes que gostam de peneirar a areia em busca de comida. Por outro lado, a areia do aquário pode ser cara e precisa de um enxágue completo antes do uso para evitar um aquário curvo.

Muito menos comum, mas muito atraente, é o coral esmagado, que tem a vantagem de aumentar o pH da água para as espécies de peixes, como os ciclídeos, que preferem água alcalina. O coral esmagado geralmente não é encontrado em lojas de animais, mas pode ser obtido facilmente online.

O tipo final de substrato que recomendamos é laterita ou vermiculita, que é colocada sob outros tipos, como cascalho ou areia. Eles são especialmente bons para o crescimento das plantas, pois contêm e liberam nutrientes importantes para ajudar as plantas a crescer. Claro, você só precisa disso se planeja ter um aquário de plantas vivas.

A quantidade de substrato que você compra depende do tamanho do seu aquário. Você deve ter aproximadamente 1,5 a 2 polegadas de profundidade, exceto para a areia, que deve ter 1 a 1,5 polegadas. Ao usar substrato de planta e um topo adicional de outro, recomendamos meio a meio.

Plantas para aquários - Como montar um aquário

As plantas e a decoração de um aquário são todas uma questão de preferência pessoal misturada com um pouco de cuidado com as espécies de peixes que você cria. Por exemplo, alguns peixes precisam de muitos esconderijos para se manterem felizes e saudáveis, alguns precisam de uma decoração pesada que não podem destruir. E outros, bem, eles simplesmente não gostam nada de decoração!

Presumindo que você esteja criando peixes que não serão incomodados e se beneficiarão com a decoração, a primeira consideração deve ser as plantas. Esta é provavelmente a forma de decoração mais importante, pois pode ser usada por seus peixes para se esconder, descansar e até mesmo criar. Sua escolha inicial é bastante básica, ao vivo ou falsa?

Muitos criadores de peixes preferem plantas falsas, pois elas vêm em uma variedade de cores nas quais as plantas vivas não podem ser encontradas. A maioria das plantas vivas tem um tom de verde, com as ocasionais tendo um tom avermelhado. No entanto, as plantas vivas beneficiam mais o seu aquário, pois melhoram a qualidade da água em mais de um aspecto. Em primeiro lugar, eles precisam de nitrogênio, que podem ser retirados dos dejetos dos peixes, e, em segundo lugar, usam CO2 para sua respiração. Esse CO2, por sua vez, libera oxigênio para os peixes respiram.

Depois de escolher as plantas, você pode querer considerar outras formas de decoração, como túneis, ornamentos, troncos, pedras, etc. Todas as prateleiras das lojas de animais estão abarrotadas com isso, tornando muito fácil encontrar algo para todos. Esteja ciente de que você pode querer dominar suas idéias de decoração, pois cada ornamento que você coloca em seu aquário tira espaço de seus peixes e diminui o volume de água.

Você também pode verificar se:

  • Os enfeites não têm bordas ásperas que podem rasgar as barbatanas delicadas
  • Buracos em enfeites são grandes o suficiente para que seus peixes não fiquem presos
  • Peixes maiores não conseguirão derrubar a decoração
  • Ornamentos de plástico perto de aquecedores

Alguns tanques de peixes são construídos apenas com as plantas em mente. Aquascaping é uma forma de arte que recria belas paisagens subaquáticas que irão simplesmente surpreender você. Eles geralmente adicionam alguns peixes também, mas são principalmente peixes cardumes para complementar as plantas. Veja o exemplo abaixo!

(Aquascaping é recriar cenas subaquáticas de pedras e plantas)

Como encher seu novo aquário com água.

Finalmente chegou a hora em que você pode pensar em adicionar água ao seu aquário. Esta é a parte divertida é o momento em que tudo começa a se encaixar.

A melhor maneira de encher um aquário de água doce sem perturbar a decoração, o cascalho e o aquecedor é colocar um prato de cerâmica no cascalho ou areia e deitar suavemente a água no prato. Isso impedirá que o cascalho e a decoração sejam movidos.

Encha o tanque até 1 ″ da linha superior do aquário. O próximo estágio é usar um declorador de água como o  AQUEON após o enchimento e adicionar um iniciador de tanque. Veremos por que você deve usar um declorador de água com mais detalhes na próxima seção.

O iniciador do tanque é usado para acelerar o ciclo biológico natural dentro do tanque, adicionando bactérias vivas em seu tanque estabelecerá boas qualidades da água dentro da água, filtro e cascalho mais rápido. Isso permitirá que você adicione peixes mais rapidamente, em vez de esperar que as bactérias naturais se estabeleçam por conta própria.

A melhor maneira de encher um aquário de água salgada é comprar água RO-DI em uma loja local. Água RO / DI é a abreviação de água Osmose Inversa Deionizada. É água altamente filtrada, normalmente em torno de 99% de água pura. Você pode comprar uma unidade RO-DI e converter sua própria água da torneira em água RO-DI ou comprá-la em uma loja de animais ou aquário local.

 

RO-DI é um método de filtração que força a água através de uma série de filtros, sendo o último uma membrana semipermeável que remove 90-99% das impurezas da água da torneira. O resultado é uma água livre de minerais e outros contaminantes, como cloro, cloraminas, pesticidas, nitratos e metais. Todos eles prejudiciais à vida marinha.

Os aquários de água salgada também precisam do nível correto de adição e mistura de sal marinho na água. Novamente, você pode comprar em sua loja local já feito ou você mesmo pode comprá-lo e adicioná-lo à água RO-DI. Você também precisará adicionar um iniciador de tanque adequado, como no aquário de água doce, isso aumentará os níveis de bactérias dentro do aquário, o que significa menos tempo de espera para adicionar peixes.

Você tem que usar água RO-DI? Não, mas se você quiser começar bem o seu tanque, por que não usar a água mais pura possível, o que também irá acelerar o tempo do ciclo da água? Manter peixes de água salgada tem tudo a ver com a qualidade da água e com testes para ver o que há na água que pode prejudicar seus peixes.

Independentemente da água usada, você precisará executar todos os testes de água necessários para garantir que a água seja adequada para adicionar peixes. Isso pode variar no tempo de 4 a 6 semanas, dependendo do tamanho do tanque, da água usada e de quanto de partida de tanque você adicionou. Certifique-se de usar um kit de teste de água de alta qualidade. Aqui está nosso favorito para água doce e salgada disponíveis na Amazon. 

(Uma maneira simples de adicionar água ao seu novo aquário sem perturbar o substrato e as plantas)

Qual aquário comprar?

Os peixes como a maioria, senão todos os seres vivos, produzem resíduos que, se não forem tratados, produzem alguns produtos químicos horríveis. A amônia é um composto de nitrogênio e hidrogênio e é o pior pesadelo dos criadores de peixes se não for controlada e não for tratada em um prazo adequado. 

Como resíduos de peixes e alimentos não consumidos são deixados sem tratamento, eles produzirão nitratos e a amônia se acumulará na água e prejudicará seus peixes. É aí que entra em ação um filtro que retira biológica e fisicamente os nitratos nocivos da água.

Água da torneira no aquário

A tentação de comprar, montar e adicionar peixes a um aquário em um dia é imensa. No entanto, você realmente não deve fazer isso. Você precisa deixar seu aquário ciclar, pelo menos por alguns dias! Por ciclismo, queremos dizer iniciar o ciclo do nitrogênio, que é vital para o seu aquário.

Existem várias maneiras de realizar um ciclo sem peixes em seu aquário, algumas das quais são complicadas e demoram uma eternidade e um dia. Nem mesmo entraremos em detalhes aqui, pois existe uma maneira mais simples que pode ser concluída em apenas alguns dias. Este método é adequado para peixes mais resistentes que a maioria dos novatos escolherá manter.

Primeiro, você precisará configurar seu aquário garantindo que os aquecedores e filtros estejam funcionando. Em seguida, basta adicionar o condicionador de água de sua escolha na quantidade correta e deixar por aproximadamente 7 a 10 dias. Finalmente, e esta é a parte realmente boa, vá comprar alguns peixes. Não compre muitos no início, adicione alguns de cada vez para permitir que a estrutura biológica natural de seus tanques lide com os resíduos de peixes que irão se acumular rapidamente. Muitos peixes simplesmente não aguentam e os níveis de amônia prejudicam seus peixes.

Para aqueles de vocês pensando que era simples, realmente é! O condicionador de água terá iniciado seu ciclo de nitrogênio e os peixes, quando você adicioná-los, irão continuá-lo.

Em tanques de água salgada, o ciclo é muito mais longo e você precisará testar a água todas as semanas e monitorar os resultados. Somente quando você achar que os níveis estão seguros, você deve adicionar peixes marinhos. Esse processo pode levar várias semanas. Novamente, você pode iniciar o processo usando um iniciador de tanque de alta qualidade, como o condicionador de água aquático especializado. 

Ciclo da água no aquário - Como montar um aquário

Bem, vamos tentar manter isso simples. O cocô de peixe produz amônia, que é prejudicial aos peixes. Imagine nadar em seu próprio cocô o dia todo … Não é muito legal hein?

O ciclo do nitrogênio (também conhecido como ciclo da água) é o processo que divide os resíduos de nitrogênio tóxico (cocô) em seu tanque de peixes em componentes menos prejudiciais. Para que este ciclo funcione, as bactérias benéficas que se alimentam desses produtos residuais precisam crescer no sistema de filtragem do aquário.

Esses filtros usam meio biológico para ajudar as bactérias boas a crescer e transformar a amônia prejudicial (tóxica) para converter em nitrito (tóxico) e, em seguida, nitrito em nitratos (não tóxico), a menos que seja em grandes quantidades.

Adicionar peixes a um tanque de peixes sem um ciclo saudável de nitrogênio no local é perigoso para os peixes e pode levar à sua morte, e muitas vezes leva.

Mesmo depois que o ciclo for concluído e sua unidade de filtração estiver funcionando bem, você ainda precisará realizar trocas parciais de água para remover e controlar a quantidade de nitratos restantes. Se os nitratos forem deixados para se acumular, eles acabaram por causar problemas no aquário. Eles podem causar o crescimento excessivo de algas, descoloração da água e prejudicar os peixes.

O período de tempo pode variar para que o ciclo completo da água ocorra até o ponto em que seja seguro adicionar peixes. Em qualquer lugar, de 2 semanas a 2 meses, dependendo do tamanho do aquário, tipo de peixe e equipamento que você usa. Você pode adicionar um líquido biológico natural que pode ajudar a acelerar o processo, pois você está introduzindo bactérias boas mais rapidamente.

Para aquários de água salgada, usamos API QUICK START e para Água Doce / Água Fria usamos ATM BACTÉRIA. Ambos os produtos irão ajudá-lo a acelerar o ciclo da água para que você possa começar a adicionar peixes mais cedo.

Durante o processo do ciclo da água, os níveis de amônia sobem e descem à medida que o nitrito começa a se acumular e se firmar na água. O nitrato não aparecerá até que o tanque tenha níveis significativos de nitrito. Assim que atingir os níveis corretos, o nitrato se formará e seus níveis de nitrito cairão. Quando você não consegue mais detectar nitritos, pode assumir que é seguro adicionar seus peixes. A melhor maneira de testar se o ciclo está completo é comprar um kit de teste e fazer verificações de água semanais até que você esteja satisfeito com a água segura para a introdução de peixes.

Pense no ciclo da água como um processo de três estágios

  1.  Amônia, introduzida em seu aquário por meio de resíduos de peixes ou alimentos não consumidos.
  2.  O nitrito é um subproduto de uma bactéria chamada Nitrosomonas , este organismo irá oxidar a amônia – transformando-a em nitrito. As bactérias comem amônia e produzem nitrito, que também é altamente tóxico para os peixes.
  3. Nitratos, a parte final do Ciclo da Água. Assim que seus níveis de nitrito atingirem um determinado ponto, uma bactéria chamada Nitrobacter se desenvolverá. Isso irá converter os nitritos em nitratos.

Neste ponto, você pode começar a adicionar peixes em pequenos números. Neste estágio, seu aquário ainda é frágil e as condições da água podem facilmente aumentar se você apressar as coisas. Não adicione muitos peixes ao mesmo tempo, deixe que as bactérias boas se acumulem à medida que aumentam os resíduos de peixes.

Os nitratos não são tóxicos para os peixes em baixos números; no entanto, se subirem muito, eles se tornarão tóxicos para os peixes. Você precisará monitorar os níveis em seu aquário usando um kit de teste.

Em aquários de água doce , você pode adicionar plantas e cascalho para ajudar a combater o acúmulo de nitratos. Eles ajudam a produzir boas bactérias e quebrar os nitratos naturalmente. O melhor método para reduzir os nitratos é realizar uma troca de água, que é uma forma simples e eficaz de remover os nitratos. A quantidade recomendada é de 15-20% da água de seus tanques deve ser trocada a cada semana. Para uma visão aprofundada das mudanças parciais de água, leia nosso guia sobre COMO TROCAR A ÁGUA EM UM TANQUE DE PEIXE. 

Pode ser muito tentador adicionar peixes a um tanque antes que ele esteja pronto. Afinal, você vê seu aquário lindo, limpo e brilhante sentado ali e fica incrível. Mas não se engane, você não pode ver amônia, nitritos e nitratos. Só porque você não pode ver ou cheirá-los, não significa que eles não estejam lá. Não se apresse, a criação de peixes requer tempo e paciência para acertar. O sucesso chega para quem espera!

Quando você deve adicionar peixes a um aquário?

Quando a água do seu aquário tiver passado por todo o ciclo e a água estiver segura para começar a adicionar peixes, você precisa saber a maneira correta de aclimatar seus novos peixes à água do seu tanque.

O que é aclimatação? A aclimatação é o processo de introdução dos peixes em um novo ambiente sem causar estresse ou quaisquer mudanças repentinas.

Isso significa que a temperatura da água na bolsa que você trouxe para casa terá esfriado significativamente. Portanto, você precisa aclimatar a água do saco com a água do seu aquário para que os peixes não levam um choque no sistema quando você os adicione ao novo lar.

A melhor maneira de fazer isso é abrir o saco e rolar o saco plástico para baixo para formar uma bóia ao redor do saco. Em seguida, coloque o saco no tanque por 20 minutos. Lentamente, adicione uma pequena quantidade de água do seu tanque ao saco a cada 5 minutos ou mais até que o saco comece a afundar, o que deve levar cerca de 30 minutos. Isso permitirá que a temperatura da água se estabilize e as propriedades da água, ou seja: pH, salinidade e dureza, se equalizam.

Em seguida, retire o peixe do saco com uma rede e coloque-o suavemente no aquário. Não derrube a água da bolsa em seu aquário, pois isso pode introduzir doenças em seu aquário. Descarte a água pelo ralo.

Não fique tentado a simplesmente abrir o saco assim que chegar em casa e despejarágua e os peixes em seu aquário. Você corre o risco de estressar os novos peixes, o que pode matá-los, além de introduzir doenças em seu aquário. Nada disso é bom!

Novos peixes no aquário

Adicionar peixes ao aquário da maneira correta é muito importante por algumas razões. Você pode ouvir o termo ‘Aclimatação com Peixes’; este é o processo de apresentar novos peixes ao seu aquário da maneira mais livre de estresse possível.

Existem muitas maneiras diferentes de fazer isso, mas iremos explicar a maneira mais simples de aclimatar seus peixes em seu novo lar em algumas etapas fáceis. O vídeo do Youtube aqui também explica isso de uma boa maneira.

 

Guia de alimentação

Existem muitos tipos diferentes de alimentos para peixes, mas a maioria das pessoas geralmente começa alimentando seus peixes com alimentos secos em flocos. Embora este tipo de alimento para peixes tenha percorrido um longo caminho ao longo dos anos, muito raramente oferece uma dieta completa e bem balanceada para seus peixes.

Os principais tipos de comida para peixes são:

  • Floco  Flocos secos que flutuam por um curto período de tempo antes de cair.
  • Grãos, pelotas e grânulos. Eles vêm em uma variedade de tamanhos, alguns flutuam, outros estão afundando
  • Wafer   Wafers de afundamento um pouco maiores para ajudar os alimentadores do meio ao fundo a obterem uma parte da comida.
  • Comprimido, alimento para peixe que pode ser jogado no fundo do tanque ou preso no vidro interno.
  • Alimentos vivos Esses alimentos podem ser comprados em pequenas porções individuais de ração em sua loja local
  • Alimentos Congelados Conservar no congelador e quebrar uma pequena porção quando necessário.
  • Alimentos desidratados Alimentos como camarão de salmoura, vermes sanguíneos e camarão Mysis liofilizados para uma vida longa

Muitos fabricantes agora fornecem alimentos para espécies específicas de peixes, como bagres, ciclídeos e muitas outras espécies. Estes oferecem um melhor equilíbrio para tipos específicos de peixes que podem necessitar de uma dieta especializada.

A maioria dos peixes precisa ser alimentada 2 a 3 vezes ao dia, com porções pequenas e não mais do que eles podem comer em um período muito curto de tempo de aproximadamente 2 a 3 minutos. Se a comida começar a cair e se acomodar no fundo do tanque, você alimentou demais os peixes.

A superalimentação de seus peixes é uma das piores coisas que você pode fazer ao seu aquário. A superalimentação irá causar más condições da água, bloqueará e reduzirá o desempenho do filtro do seu tanque de peixes e pode contribuir para espalhar doenças por todo o aquário. A comida velha vai sentar e apodrecer, não pense que os peixes vão comer alguma coisa e limpar a comida estragada, eles não vão, até os bagres não comem comida estragada.

Dê aos seus peixes uma alimentação variada e de qualidade . Como um criador de peixes responsável, é sua responsabilidade fornecer aos peixes a melhor dieta possível. Eles estão sob seus cuidados e se você não pode fornecer uma dieta bem balanceada, você não deve manter peixes ou animais de estimação.

Se você superalimentar seus peixes, o melhor método para corrigir o problema é fazer uma troca parcial da água. Como realizar uma troca parcial de água é explicado na próxima seção.

O que acontece quando você sai de férias? Bem, você pode comprar um alimentador automático de peixes. Eles são muito simples de usar e configurar e baratos para comprar. Eles ficam no topo do tanque com ou sem tampa e giram lentamente para liberar o alimento em horários específicos. Eles são limitados aos tipos de alimentos que você pode usar, mas durante as férias, eles são o melhor método para alimentar seus peixes com segurança enquanto você estiver fora.

Guarde a comida de peixe em um local fresco em um recipiente hermético para manter seu valor vitamínico e garantir que seus peixes obtenham o valor nutricional máximo. Também é melhor comprar pequenas quantidades, o suprimento para um mês de cada vez, para evitar que o alimento perca seu valor nutricional. Não fique tentado a comprar a granel, pois você acabará desperdiçando a maior parte, ou pior, alimentando seus peixes e, sem saber, não fornecendo as vitaminas e nutrientes de que realmente precisam. Isso acabará por prejudicar sua saúde.

Como montar um aquário - Cuidar de um aquário

A troca e a manutenção da água são apenas um fato da vida se você possui um aquário. Você nunca deve pensar que pode evitá-los ou não praticá-los regularmente. Eles são um meio importante de manter a boa qualidade da água em qualquer aquário, seja de água doce ou salgada. Mesmo peixes dourados resistentes devem ter água de boa qualidade.

(Trocas regulares de água são vitais para a saúde e o cuidado de seus peixes)

Como donos de animais e criadores de peixes responsáveis, temos o dever de cuidar de nossos peixes e, ao fazer trocas parciais de água regulares, estamos dando aos nossos peixes as melhores condições de água possíveis. Isso, junto com alimentos de boa qualidade e o aquário de tamanho correto, garantirá que você está fazendo tudo o que pode para dar aos seus peixes a melhor vida possível.

Você gostaria de nadar em seu próprio cocô o dia todo? Não é um bom pensamento, hey!

Leia nosso guia completo sobre como realizar uma mudança parcial da água em um tanque de peixes de água doce.

Peixes de aquário doentes?

 

Como todos os animais de estimação, os peixes ficam doentes de vez em quando. A maioria das doenças dos peixes tropicais ocorre devido à má qualidade da água ou fonte de alimento inadequada, que é pobre em nutrientes essenciais.

Proporcionar as melhores condições possíveis aos nossos peixes e animais de estimação é a melhor forma de garantir que se mantêm em forma e bem.

Leia nosso guia completo para doenças e tratamentos de peixes tropicais aqui.

Conclusão - Como montar um aquário?

Esperamos que você tenha achado útil este guia básico  para montar um aquário  . Existem muitas maneiras diferentes de realizar tarefas e configurar aquários, então você pode não concordar com tudo neste artigo se for um aquarista experiente.

No entanto, este guia foi escrito com o iniciante em mente. Apenas alguns fatos básicos e dicas para ajudá-lo a configurar seu primeiro aquário.

Muitas pessoas compram um aquário para o Natal ou para um presente de aniversário sem pensar muito sobre o que é necessário para montar um novo aquário.

Nosso site tem muitos artigos sobre várias tarefas e equipamentos para ajudá-lo a configurar e operar seu aquário com sucesso e para evitar os muitos erros que cometemos ao longo de nossa jornada de criação de peixes. Todo dia na criação de peixes é um dia de escola.